28° C

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
de Pernambuco

Instituto de Gestão

PFC

PFC

Instituto de Gestão

Programa de Formação Continuada

Voltado para a profissionalização dos servidores da Seplag, com foco nos Gestores Governamentais - Especialidade Planejamento, Orçamento e Gestão (GGPOs), o Programa de Formação Continuada – PFC foi criado em 2011 pelo Instituto Gestão PE e atende às principais disposições da Lei Complementar nº 118, de 26/06/2008, e alterações, que determina a necessidade de ações de capacitação para os GGPOGs que totalizem, pelo menos, 60 (sessenta) horas-aula anualmente, em áreas ligadas a planejamento, orçamento e gestão.

Desde sua criação, o Programa passou por diversas fases com o aporte de várias metodologias. Atualmente, adota o conceito de Trilhas de Aprendizagem. Por definição, as Trilhas se caracterizam como um agrupamento de objetos educacionais por área de conhecimento, nelas os cursos são desdobrados em sequência didática. Foram desenvolvidas Formação baseadas em Trilhas de Aprendizagem para Gestão Governamental, Inovação Pública e Líderes e Gerentes da Secretaria.

Formação em Gestão Governamental

Essa formação baseia-se nas atribuições do cargo de Gestor Governamental - Especialidade Planejamento, Orçamento e Gestão e procura desenvolver competências de acordo com o diagnóstico de necessidades de treinamento, realizado com todos os setores da Seplag-PE anualmente.

A formação é composta por quatro trilhas de aprendizagem. Cada uma delas com seus respectivos objetivos como na imagem a seguir.


pfc 2021 formacao

A seguir, apresentam-se as competências essenciais a cada trilha.


pfc 2021 trilhas

Formação em Inovação Pública

Formação baseada em demandas de treinamento sob a coordenação do PFC e capitaneada pela equipe da Usina Pernambucana de Inovação. A formação é composta por uma trilha de aprendizagem e cinco competências associadas.


pfc 2021 inovacao

A formação tem o objetivo de capacitar os servidores para realizar atividades de inovação pública. E de maneira mais específica proporcionar ao participante a capacidade de conhecer os principais conceitos sobre inovação, identificar inovações, estruturar modelos de compreensão de problemas, prospectar desafios de inovação, gerenciar projetos de inovação, conhecer modelos de inovação pública, conhecer ferramentas de estímulo à inovação pública, conhecer métodos de design e criatividade, aplicar ciclos de inovação com design thinking e estruturar uma apresentação de produtos de inovação (pitch).

 

Formação para Líderes e Gerentes

Essa formação se ancora também nas demandas de treinamento colhidas por meio de questionários formulados pelo IGPE e pela consultoria da EloGroup, além de benchmarking com a parceria de institutos e escolas de governo. Espelha-se ainda na apreciação de relatórios e análises sobre competências essenciais e competências do futuro, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Harvard Business Review (HBR), Futuro das Coisas, entre outros.

A formação é composta por uma trilha de aprendizagem, reunindo cinco competências essenciais:


pfc 2021 lideres

A proposta dessa formação é o contínuo desenvolvimento das lideranças.

 

Ações de capacitação e cronograma

Acesse: https://sites.google.com/view/pfcdigital/portal-de-cursos

As ações de capacitação promovidas pelo PFC da Seplag são dispostas nas Trilhas de Aprendizagem e ofertadas mensalmente aos servidores da Secretaria e parceiros do Programa. Entendemos que ao participar de ações de capacitação, o servidor vai estar mais preparado para desenvolver suas tarefas com maior qualidade. E assim, fazer mais e melhores entregas ao Estado.

 

Reconhecimento de carga horária das ações de capacitação

Acesse: https://forms.gle/4DntWK8XUbbqDiTr6

Prazo: de acordo com art. 15, do decreto 49.965/2020, o requerimento para fins de reconhecimento da carga horária de ação de capacitação deve ser enviado no prazo de até 10 (dez) dias úteis antes do término do ciclo de progressão funcional de referência (final de fevereiro do ano subsequente).

Além dos cursos realizados pelo PFC Seplag, há uma curadoria de outras ações de capacitação, da qual os servidores também podem se utilizar, e, caso deseje, você pode se capacitar com outros cursos e eventos que estejam fora da lista. Salientamos que as ações de capacitação da curadoria ou realizadas de maneira extraordinárias pelos GGPOGs necessitam ser reconhecidas pelo PFC para constarem na carga horária relativa ao Adicional de Incentivo à Qualificação Profissional (AIQP). Fique atento(a) aos prazos!

Consulta carga horária do PFC

Acesse: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/pfc.html#carga-hor%C3%A1ria

Você também pode acompanhar a sua carga horária realizada e reconhecida pelo PFC em ações de capacitação.

Plataforma de Gestão do Conhecimento

Acesse: www.gc.seplag.pe.gov.br

No fomento à Gestão do Conhecimento, temos à disposição uma plataforma digital para compartilhar o conhecimento adquirido nas trilhas do Programa de Formação Continuada – PFC, nas comunidades de práticas e em projetos inovadores. Além disso, todo material dos cursos e oficinas que ofertamos também está lá. Criamos ainda um espaço para dispor as publicações dos gestores governamentais com foco na melhoria da gestão pública e uma curadoria do IGPE de materiais interessantes produzidos por outras instituições e pesquisadores da área de Gestão Pública. Para ter acesso a tudo isso é simples, é só clicar no link acima.

Vale ressaltar que o Instituto de Gestão valoriza a socialização do conhecimento e a integração com as demais carreiras de estado. Esta prática impulsiona a troca de experiência criando um espaço para fruição de saberes, fortalecendo assim a Gestão Pública em Pernambuco.

 

Compartilha Seplag

Inscreva-se: https://forms.gle/5u3qct4YVTtzAxvz6

O Compartilha Seplag é uma comunidade de prática que busca conhecer e experimentar para aprender. A comunidade prática é um Grupo de indivíduos que se reúnem periodicamente por possuírem interesse comum no aprendizado e na aplicação do que foi aprendido. Este interesse nasce de uma paixão, de algo que as pessoas realmente querem aprender, não por obrigação, mas por prazer.

Nesses encontros, as pessoas compartilham conhecimento, trocam experiências, levam seus problemas e encontram soluções. A amizade e a confiança surgem de uma forma natural.

O Compartilha Seplag tem, inicialmente, três áreas temáticas: Colaboração e trabalho em equipe; Inovação e Criatividade; e Estratégias para a gestão.

 

Rotas de Aprendizagem

Acesse em: https://bit.ly/rotasdeaprendizagem

O Rotas de Aprendizagem são relatórios dinâmicos com as ações de capacitação, recursos de aprendizagem, além de prêmios e eventos acadêmicos e técnicos que contam com o apoio da equipe do IGPE.

Aplicação sempre atualizada, com as melhores rotas para você aprender em qualquer tempo.

 

Ações de capacitação

 

Acompanhe e saiba mais sobre o PFC no nosso agregador de links:

w icohttps://allmylinks.com/pfc-seplag